Membros

Coordenador Geral

José Carlos Huapaya Espinoza
Nível: Pós-Doc
Status: Ativo
Mini Currículo:

Arquiteto, formado em Lima/Peru pela Facultad de Arquitectura, Urbanismo y Artes (2003) da Universidad Nacional de Ingeniería (FAUA-UNI). Possui Mestrado (2007) e Doutorado (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia e tem realizado estágio pós-doutoral na mesma instituição (2014) e no Dipartamento di Architettura da Università di Bologna (2015). Foi bolsista de pós-doutorado PNPD-Capes (2016). Atualmente é Professor Adjunto na Faculdade de Arquitetura e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. É representante da FAUFBA na Asociación de Facultades y Escuelas de Arquitectura Públicas del Mercosur (ARQUISUR) e Coordenador do convênio bilateral de pesquisa entre a FAUFBA e a Facultad de Arquitectura y Urbanismo da Pontificia Universidad Católica del Perú. Vem realizando diversas pesquisas sobre a constituição da arquitetura, do urbanismo, do planejamento urbano e da circulação do ideário moderno na América Latina com ênfase nos casos peruano e brasileiro. É Líder dos  Grupos de Pesquisa "História da Cidade e do Urbanismo" (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4545129920373813) e "Lab20 - Laboratório da Arquitetura e do Urbanismo do século XX" (https://lab20.ufba.br/apresentacao) e pesquisador do Grupo de Pesquisa "Lugar Comum" (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1204641593855809) da Universidade Federal da Bahia e; pesquisador do Grupo de Pesquisa "Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina" da Universidade de São Paulo (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4178083803601092). É Coordenador Geral do Núcleo Docomomo_BA.SE (https://docomomobase.ufba.br/) e membro ativo do DOCOMOMO Perú (http://docomomoperu.com). Foi premiado pela FAUA-UNI em 2004 pela excelência ao trabalho de investigação de conclusão de curso (2004) e pela Universidad Nacional de Ingeniería (2005) por obter o 3° lugar na avaliação de todos os trabalhos de Graduação dessa universidade. Possui vários artigos em eventos nacionais e internacionais e em livros sobre a constituição do movimento moderno na América Latina.


Pesquisadores Coordenadores

Ana Carolina de Souza Bierrenbach
Nível: Pós-Doc
Status: Ativo
Mini Currículo:

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (Mackenzie-1993); graduação em História (FFLCH/USP - 1995); máster em "Historia, Arte , Arquitectura y Ciudad" (ETSAB/UPC - 1997); mestrado em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFBA - 2001) doutorado em "Teoría e Historia de la Arquitectura" - (ETSAB/UPC-2006); pós-doutorado (PPGAU/UFBA-2008); pós-doutorado na Università degli Studi di Napoli Federico II (2016-2017). Atualmente é professora associada II da FAUFBA e professora permanente do PPGAU-UFBA. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria, história e restauro da arquitetura moderna e contemporânea; arquitetura moderna em Salvador; arquitetura de Lina Bo Bardi.


Anna Beatriz Ayroza Galvão
Nível: Doutorado
Status: Ativo
Mini Currículo:

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-Universidade de São Paulo (2006). É professora de História e Patrimônio na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo "Escola da Cidade"/São Paulo-SP, desde fevereiro de 2017. É professora e membro do Colegiado do MP-CECRE da UFBA e Pesquisadora Associada do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA. É professora aposentada/Associado I da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia/FAUFBA, desde dezembro de 2016. Foi Coordenadora do Colegiado Diurno da FAUFBA (dez.2015 a nov. 2016). Foi cedida de dezembro de 2008 a fevereiro de 2015 ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN para o cargo comissionado de Superintendente no estado de São Paulo. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas (1979), Especialização em Conservação e Restauro de Monumentos e Sítios Históricos/CECRE pela UFBA/UNESCO/IPHAN (1984), Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1992). Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo, principalmente nos temas: patrimônio cultural, memória, restauro, preservação, arquitetura e do urbanismo modernos e gestão participativa em sítios históricos.


Carolina Chaves Marques Galvão
Nível: Mestrado
Status: Ativo
Mini Currículo:

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal da Paraíba (2008), Mestre pelo programa de Pós-graduação em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP/São Carlos (2012). Desde 2019, doutoranda no Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa). Atualmente, atua como Professora Assistente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe. Vice-líder do grupo de pesquisa Laboratório Projeto Ensino e Memória (LaPEM), através do qual realizou pesquisas sobre Difusão da Arquitetura Moderna em Aracaju, Documentação digital do Patrimônio Moderno em Aracaju e Revisão Crítica de Arquitetura através de Periódicos Especializados. E organização dos Seminários anuais do LaPEM (2017 e 2018). Participa como membro em outros GP: ArqBras (IAU-USP) e Lab20 (UFBA). Recebeu Menção Honrosa durante o 28º Encontro de Iniciação Científica UFS (2018) pela orientação do trabalho de iniciação científica: “Arquitetura Contemporânea no Brasil: análise crítica dos periódicos AU e Projeto (1970-1990)”. Organizações das quais participa como membro: ICOMOS (como membro do Comitê Científico Nacional sobre a Teoria e a Filosofia da Conservação e da Restauração ICOMOS/Brasil), ANPARQ, Docomomo Internacional e Docomomo BA.SE.


Ceila Rosana Carneiro Cardoso
Nível: Pós-Doc
Status: Ativo
Mini Currículo:

Pós-doutorado em Patrimônio e Projeto pela Universidade Tecnologica de Delft, na Seção Heritage & Architecture(2018-2020). Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia, na área de Conservação e Restauração (2014). Possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo no campus São Carlos (2004) e graduação em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (2000). É Professora Adjunta de Arquitetura na Universidade Federal da Bahia, lecionando desde 2009 disciplinas de Ateliê de Projeto, Teoria e História da Arquitetura, Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade e Trabalho Final de Graduação. É autora e proponente da ACCS - Pré-Fabricação em Arquitetura, oferecida desde 2015 pela FAUFBA. Participa do grupo de pesquisa CHRONOS - Arquitetura em Patrimônio e LUGAR COMUM, ambos do programa PPGAU-FAUFBA do qual é pesquisadora associada. Possui produção acadêmica, atuação em pesquisa e extensão com ênfase em teoria, projeto e crítica de arquitetura. Entre 2016 e 2018 foi coordenadora do Núcleo de Tecnologia, Design e Planejamento da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Atualmente realiza pesquisas na área de Reuso de edifícios industriais e modernos e Pré-fabricação em arquitetura.


Federico Calabrese
Nível: Doutorado
Status: Ativo
Mini Currículo:

Professor adjunto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia.Professor permenente do Mestrado Profissional MP-Cecre.Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAUFBA e pela Universitá Degli Studi di Napoli Federico II. Mestre Profissional em Conservação e Restauração de monumentos e Núcleos Históricos pela FAUFBA (2013), possui graduação em Arquitetura e Urbanismo - Universita Degli Studi di Napoli Federico II (1998). Atua principalmente nos seguintes temas: projeto urbano e projeto de arquitetura e restauração. Em 2010 foi Professor a contrato na Universitá Degli Studi di Napoli Federico II, desde 2013 até 2015 foi Professor de Projeto da Faculdade de Arquitetura do Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE em Salvador.


José Fernando Marinho Minho
Nível: Graduação
Status: Ativo
Mini Currículo:

Graduado Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia - FAUFBA em 1979. Foi colaborador do arquiteto João Filgueiras Lima, Lelé, entre 1980 e 2011 como integrante da equipe técnica da Companhia de Renovação Urbana de Salvador – RENURB, Fábrica de Equipamentos Comunitários de Salvador – FAEC, Centro de Tecnologia da Rede SARAH – CTRS e Instituto de Tecnologia do Habitat – IBTH. Especializou-se em Gerência de Projetos pela FGV - Fundação Getúlio Vargas em 2009. É professor da FAUFBA desde 2016, lotado no Núcleo de Tecnologia, Projeto e Planejamento, onde leciona Atelier de Projeto, Temas Especiais de Arquitetura e Urbanismo e Trabalho Final de Graduação. Colaborou com o grupo de pesquisa Lugar Comum e está vinculado ao grupo de pesquisa Projeto, Cidade e Memória do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPGAU da FAUFBA, onde cursa o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo com dissertação voltada para o estudo da obra de Lelé, em especial a sua arquitetura industrializada e o processo de recorrência utilizado na produção das passarelas padronizadas de Salvador.


Juliana Cardoso Nery
Nível: Doutorado
Status: Ativo
Mini Currículo:

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais - EA UFMG (1994), Pós-Graduação pelo Curso de Especialização em Conservação e Restauração em Monumentos e Sítios Históricos - IX CECRE UFBA (1996), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia - PPGAU UFBA (2001) e Doutorado também pelo PPGAU UFBA (2013), quando fez Estágio de Doutorado no Exterior junto à Università degli Studi di Roma, La Sapienza (2007). Atualmente é Professora Adjunto III da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), Foi Coordenadora Acadêmica da FAUFBA, é membro do Colegiado do Curso diurno de Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA.É atualmente a Coordenadora do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP CECRE UFBA), do qual é professora permanente, membro do Colegiado e ministra aulas de Ateliê I (Cadastro), Ateliê II (Diagnóstico) e Ateliê III (Projeto de Intervenção). É membro do DOCOMOMO-BA e pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Projeto, Cidade e Memória, LAB20 e História da Cidade e do Urbanismo. Ministra aulas nas áreas de História da Arquitetura e Urbanismo, Preservação e Restauração de Bens Culturais e Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Como profissional e pesquisadora atua nos seguintes temas: Intervenções em Edificações e Sítios de Interesse de Preservação, Requalificação Arquitetônica, Projeto de Arquitetura e Urbanismo, História da Arquitetura e da Cidade, História e Historiografia da Arquitetura Moderna.


Marcio Cotrim Cunha
Nível: Pós-Doc
Status: Ativo
Mini Currículo:

Doutor em Teoria e História da Arquitetura pela ETSAB | Universitat Politècnica de Catalunya (2008) e Mestre pela mesma instituição (2002- com título revalidado pela UFMG em 2003). Desde 2018 é pesquisador nível 2 com Bolsa Produtividade (PQ) pelo CNPq. É Professor Associado I, recém lotado no Núcleo de Teoria, História, Projeto e Planejamento, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, bem como do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA (Mestrado e Doutorado). Foi Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba de 2011 a 2019. É Professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPB (Mestrado e Doutorado), programa do qual foi o coordenador entre 2013 e 2016. Entre 2008 e 2015 foi um dos editores da seção espanhola do Portal Vitruvius. Entre 2013 e 2016 participou de duas diretorias da ANPARQ - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Foi membro do corpo editorial fundador da revista Thésis da ANPARQ, entre 2015 e 2017, e fez parte do Conselho Consultivo do Docomomo Brasil (2016/2017). Atualmente é um dos editores fundadores do Revista Docomomo Brasil e pesquisador dos grupos de pesquisas: Projeto e Memória (LPPM-UFPB); Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina (CACAL-USP); e Espaço doméstico: múltiplas dimensões (UFRGS). Foi visiting scholar na School of Architecture | The University of Texas at Austin (US), entre 2017 e 2018, onde ministrou aulas na graduação e pós-graduação. Tem textos publicados em diversos periódicos nacionais e internacionais. Entre outros, é autor dos livros: Vilanova Artigas. Casas paulistas. São Paulo: Romano Guerra, 2017 e Arquitecturas de lo cotidiano La obra de Ribas Arquitectos 1960-2007. São Paulo: Romano Guerra, 2008. Faz parte do Comitê Científico do 27 Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2020 RIO.


Nivaldo Vieira de Andrade Junior
Nível: Pós-Doc
Status: Ativo
Mini Currículo:

Possui graduação (2002), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Realizou pós-doutorado (2016-17) junto à École d'Urbanisme de Paris / Université de Paris-Est Créteil Val de Marne / Université de Paris-Est Marne-la-Vallée, com bolsa CAPES. Professor Adjunto do Núcleo de Teoria, História, Projeto e Planejamento da Faculdade de Arquitetura da UFBA, do qual foi Coordenador (2015-16). Professor permanente e membro dos Colegiados do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) da UFBA, onde ministra as disciplinas Sítios Históricos Urbanos: Análise, gestão e intervenção, Projeto em Preexistências e Arquitetura e Urbanismo Contemporâneos na América Latina e orienta dissertações de mestrado (acadêmico e profissional) e teses de doutorado. Líder do Grupo de Pesquisa Projeto, Cidade e Memória, certificado pelo CNPq, junto com a Profa. Dra. Naia Alban. Foi coordenador (2012-2014) e vice-coordenador (2009-2012) do Colegiado do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Noturno), além de membro do Núcleo Docente Estruturante da FAUFBA. É Presidente Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), tendo sido anteriormente Presidente do Departamento da Bahia do IAB e Secretário Executivo da Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos (FPAA). É membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN) e foi membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural de Salvador (Fundação Gregório de Matos / Prefeitura Municipal de Salvador), do Conselho Deliberativo do Comitê Brasileiro do ICOMOS (Internacional Council on Monuments and Sites) e do Conselho Diretor do DOCOMOMO Brasil. Tem participado dos Comitês Científicos de importantes eventos das áreas de arquitetura, urbanismo e preservação do patrimônio e de Comitês Editoriais de revistas especializadas, bem como da Comissão Julgadora de concursos, premiações e bienais de arquitetura no Brasil e no exterior, com destaque para a Bienais Internacionais de Arquitetura de Quito e da Costa Rica. Foi coordenador geral da quarta e da quinta edições do evento ArquiMemórias - Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado (2013 e 2017) e coordenador da Comissão Científica do 6º Seminário Projetar (2013). Foi indicado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), em 2015, como um dos membros brasileiros do Comitê Científico do 27th World Congress of Architects da Union Internationale des Architectes (UIA), que acontecerá no Rio de Janeiro em julho/2020, denominado UIA2020RIO. Entre 2006 e 2009, coordenou nacionalmente, na condição de Técnico do IPHAN, o Inventário da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo Modernos. Dentre as premiações recebidas, destacam-se: primeiro lugar no Prêmio Caixa-IAB 2006 - Concurso Nacional de Idéias e Soluções para a Habitação Social no Brasil; 3º lugar no 1º Prêmio de Arquitetura Akzo Nobel para obras construídas de jovens arquitetos brasileiros; menções honrosas no Prêmio CAPES de Tese 2013 e no Prêmio ANPARQ de Tese 2014; e três menções honrosas no Prêmio Opera Prima - Concurso Nacional de Trabalhos Finais de Graduação. Projetos de sua autoria têm sido publicados em revistas e livros especializados e participado de exposições no Brasil e em diversos países das Américas, Europa, Ásia e África abordando temas relacionados à preservação do patrimônio edificado e à arquitetura e urbanismo modernos e contemporâneos, em especial intervenções em edifícios e sítios de valor cultural, teorias da conservação e da restauração e políticas públicas de preservação do patrimônio cultural. Em 2019, publicou pela Editora da UFBA a coleção "Arquitetura moderna na Bahia (19147-1951)", em cinco volumes, resultante da adaptação de sua tese de doutorado.


Pedro Murilo Gonçalves de Freitas
Nível: Doutorado
Status: Ativo
Mini Currículo:

Arquiteto e Urbanista, é doutor em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas (Pós-ATC/Unicamp, 2018), com realização de período sanduíche no Politécnico de Turim, Itália. Mestre pela mesma instituição e programa (Pós-ATC/Unicamp, 2012), possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP, 2006), com realização de intercâmbio acadêmico na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Portugal (FAUP, 2005). Possui especialização em Teoria e Prática da Preservação e Restauro do Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico pela Universidade Católica de Santos (Unisantos, 2008) e atuou como Professor Assistente no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Grande ABC (UniABC, 2012-2013). Atualmente é Professor Adjunto-A na área de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo (Temática "Teoria e Prática da Intervenção no Patrimônio Cultural") do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus de Laranjeiras/SE. 


Pesquisadores Colaboradores

Fernando de Medeiros Galvão
Nível: Mestrado
Status: Inativo
Período de Vinculação:
01/08/2017 a 31/12/2018
Mini Currículo:

Doutorando no Instituto Superior Técnico de Lisboa, Portugal, (IST). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2009) e Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2001). Trabalhou nos escritórios de arquitetura Gilberto Guedes & Associados (João Pessoa - PB), Ara B (Barcelona-Espanha) e nas construtoras Odebrecht (Luanda-Angola) e Alliance Empreendimentos Imobiliários (João Pessoa - PB). Trabalhou na Prefeitura Municipal de João Pessoa - PB, foi Professor Temporário na UFPB e no Unipê (João Pessoa - PB). Atualmente, licenciado para capacitação, é Professor Assistente, dedicação exclusiva, no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe, Campus de Laranjeiras - SE.