Concluídas

Reuso de edifícios industriais e modernos na Holanda: novas funções, novas tecnologias

A proposta de estudos tem como interesse a arquitetura, os projetos de reuso de edifícios e conjuntos industriais, assim como a tecnologia construtiva e soluções nos mesmos empregados, especialmente considerando que os edifícios industriais e relacionados à industrialização sejam concebidos prioritariamente como espaços eficientes e funcionais, nos quais a estética está intimamente relacionada com a técnica.

Reconhecimento do patrimônio moderno em Aracaju através da educação

Arquitetura Moderna compõe hoje um tema patrimonial em emergência no debate internacional e nacional. As perdas constantes e, quase diárias, de exemplares importantes do que foi a experiência moderna de arquitetura o Brasil ratifica a necessidade e a urgência em ampliar esse debate. Autores e pesquisadores internacional concordam que um dos desafios, talvez o maior deles por sua condição de premissa, da preservação do patrimônio moderno está o reconhecimento de seu valor cultural (artístico e histórico).

Memória urbana digital: patrimônio moderno em Aracaju (1954-1964)

Revisitar a memória, através da discussão do Patrimônio Moderno e também colocar a prova nossas memórias recentes, nossos valores de ontem e de hoje, nossos rumos. É também, revisitar processos de modernização de uma cidade inseridos numa dada ideia de modernidade, que deveriam, por fim, fazer-nos modernos.