Guia da Arquitetura Moderna de Salvador

Este projeto de pesquisa insere-se dentro dos esforços dos grupos de pesquisa do DOCOMOMO Bahia no sentido de documentar e conservar a arquitetura moderna soteropolitana, e assinalar a necessidade da sua difusão e análise crítica. O núcleo baiano do DOCOMOMO tem recolhido um amplo acervo documental de edifícios modernos soteropolitanos, reunido a partir de diferentes tipologias, que é difundido através do site. Entretanto, considerase que, para ampliar os esforços do núcleo de difusão da arquitetura moderna soteropolitana, é necessário criar outros mecanismos para alcançar um público mais amplo. Assim, a intenção é criar um guia da arquitetura moderna de Salvador a partir de tais fichas mínimas, extraindo seus dados fundamentais e complementando com informações de caráter gráfico. Os guias de arquitetura constituem importantes fontes de pesquisa para pesquisadores, profissionais e demais interessados no tema. Trazem usualmente as informações consideradas mais indispensáveis sobre os edifícios, como dados sobre arquitetos, engenheiros, construtoras, datas, localização. Neste caso, pretende-se conformar um guia mais qualitativo, uma vez que serão trazidas das fichas mínimas não apenas as descrições dos edifícios, mas também suas avaliações. No Brasil  inexiste um guia específico e mais completo sobre o assunto, algo que se pretende sanar com a proposta desta publicação. Do ponto de vista metodolgico o estudante será situado dentro das discussões sobre a arquitetura moderna para que possa compreender suas características fundamentais e terá contato com as fichas mínimas compolementado as informaçoes quando for o caso. Devido à dificuldade de obtenção de autorização para uso de imagens, seja de plantas, cortes e fachadas, seja de fotografias  decidiu-se proceder com o redesenho bidimensional e tridimensional dos edifícios e com a realização de fotografias para que possam constar no guia. Os desenhos e fotografias que ilustram o guia também são uma forma de aprendizado para o estudante sobre as características dos edifícios modernos, seus elementos constituintes, suas espacialidades e suas relações com a cidade. Para a realização do guia, também é necessário que o estudante, em conjunto com o orientador, desenvolva o seu projeto gráfico. Entende-se que essa etapa do trabalho também pode trazer conhecimentos para o estudante, que aprenderá a comunicar graficamente seus projetos, para fazer pranchas de projeto arquitetônicos, portfólios, ou mesmo editoração de livros, etc. O orientador acompanhará o processo de compreensão dos edifícios por parte dos estudantes, assim como os seus processos de redesenho e a realização de fotografias.

Status:
Vigência: